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É a atitude!

por doinconformismo, em 05.08.14

A nossa atitude diz tudo sobre nós. É uma boa parte da nossa imagem de marca e perante várias situações é o melhor barómetro da nossa personalidade. A forma como nos comportamos em situações de stress, se enfrentamos as situações com valentia ou se tentamos colocar as culpas em alguém. A forma como nos relacionamos com as pessoas que nos são mais chegadas, se mostramos egoísmo ou se tentamos satisfazer as suas necessidades e desejos. Até a forma como endereçamos quem nos serve, seja a senhora da papelaria ou o empregado de café. É a atitude que faz ou desfaz relacionamentos, e no limite a tenacidade demonstrada em fazê-los resultar.

 

Também é a atitude que faz ou desfaz carreiras, porque inteligência e conhecimento estão ao alcance de qualquer empresa que os queira pagar, mas aquilo que nos diferencia é a perseguição de algo maior, de fazer sempre melhor, de aprender sempre e fazer as coisas com inteligência. Há muita gente capaz de executar com perfeição... as tarefas erradas. Mas manter a humildade necessária para ouvir e processar as críticas e até para as procurar, a capacidade de nos questionarmos diariamente (será que estou a ir no caminho certo? Será que esta é a melhor decisão? Quais os resultados a médio prazo?...) e o espírito crítico que nos permite distinguir entre eficácia e eficiência, é uma raridade e um tesouro seja qual for a área de atuação - e dificilmente se cinge ao mundo dos negócios!

 

Quando toca a líderes então a atitude é ainda mais importante. Não se trata apenas de liderar pelo exemplo, que já de si é muito importante, trata-se de fazer crescer as pessoas profissionalmente sim, mas também no seu carácter, nos seus horizontes, na sua perspetiva. É fácil ser um gestor mas não é nada fácil ser-se líder. É uma luta diária, que nos leva a avaliar cada situação, cada reação, e com sorte percebermos como poderíamos ter feito melhor, como vamos conseguir melhorar da próxima vez. Observar as nossas pessoas e aprender com elas. Manter a capacidade de ouvir opiniões contrárias e perceber que (num ambiente são) não é a pessoa que está a ser visada e sim a situação ou a decisão tomada. Na verdade, ter várias pessoas na equipa com opinões diversas, por muito extenuante que possa ser, é a melhor forma de balizar as nossas próprias decisões e de nos ajudar a ver mais longe e a seguir caminhos mais sólidos.

 

Infelizmente, nem todos os líderes são assim. Aliás, poucos líderes são assim. Um verdadeiro líder distingue-se por desenvolver pessoas e fazer nascer outros líderes. No entanto, o que vemos são pessoas agarradas ao poder, ao lugar, controladores de tudo, com medo que lhes escape alguma coisa. Mas é contraproducente. Porque líderes medríocres não têm mais do que equipas medíocres e pouco comprometidas. Ao contrário, líderes inspiradores encontram o melhor em cada uma das suas pessoas e desenvolvem-nos, dando oportunidades, acreditando, ensinando, orientando, mesmo quando não têm nada a ganhar com isso

 

Quando queremos contratar alguém, mais do que falar com quem já foi seu chefe devemos falar com quem já foi seu subordinado. Quando queremos conhecer alguém, basta ver como trata as pessoas de quem não precisa.

 

 



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